Notícias



20.04.2019

Associação de Cultura e Turismo de Carlos Barbosa aposta em união de setores para fortalecimento turístico da cidade


Nova gestão da ACTCB quer realizar ações sincronizadas com o Poder Público

Reuniões ocorrem por setores

Carlos Barbosa está no centro da rota enoturística do Rio Grande do Sul, tendo fronteira com as cidades de Garibaldi e Bento Gonçalves. A colonização italiana do município de 27 mil habitantes transparece no capricho de cada residência e empreendimento barbosense. No entanto, por ser uma cidade mais  focada na indústria, somente nos últimos anos o turismo passou a ser visto como um forte item para potencializar a economia barbosense. A Associação de Cultura e Turismo de Carlos Barbosa, ACTCB, fundada em 2011, ganha na nova gestão olhares diferentes para o desenvolvimento da cultura e do turismo local.

Alberto Augusto Dressler é presidente da ACTCB durante a gestão 2019/2020

Estando à frente da gestão do biênio 2019/2020, Alberto Augusto Dressler, presidente da entidade, faz questão de ressaltar os pontos fortes de Carlos Barbosa. “Nosso município já é um bonito cartão postal. Alguns eventos são realizados, mas precisamos intensificá-los, sobretudo com a coparticipação da comunidade”. Para buscar forças, reuniões com os setores de hospedagem, combustíveis, alimentação e lojistas já estão sendo realizadas: “É preciso discutir assuntos inerentes a cada atividade, informar sobre o papel da associação e buscar a aproximação dos integrantes de cada setor”, aposta Dressler.

Dando continuidade ao trabalho realizado desde a sua fundação, a ACTCB planeja, para esse ano, aumentar o quadro de associados e trabalhar em conjunto com a Secretaria de Turismo de Carlos Barbosa e o Conselho Municipal de Turismo. Atualmente, a entidade conta com 14 empreendimentos vinculados, que ajudam a estimular o turismo na cidade e na região, trazendo inúmeros benefícios para Carlos Barbosa. Os projetos atuais incluem também a defesa do patrimônio histórico e cultural da cidade, como já é feito nos três roteiros rurais Recanto Bergamasco; L’Amore di Colonia e Marcas do Tempo. “São excelentes roteiros, mas está faltando uma engrenagem na aproximação dos turistas aos roteiros, uma questão que iremos discutir com cada um deles”, afirma Alberto.

Para conhecer o trabalho da ACTCB, acesse o site www.actcb.com.br

Apoio: